Businessman Working On Annual Report - Closeup On Charts

A importância da Tecnologia da Informação para o crescimento empresarial

A tecnologia da informação impulsiona a inovação e a inovação, indiscutivelmente, é o caminho para o sucesso de qualquer tipo de negócio. A inovação nos negócios tem o mesmo impacto que o vapor teve para a revolução industrial.

Na verdade, é difícil imaginar qualquer negócio que não tenha se beneficiado com a revolução digital. Mesmo em setores antes nunca imaginados, como a agricultura, a tecnologia da Informação chegou para ficar e revolucionar. Os agricultores usam a tecnologia da informação para registros de produção, planejamento financeiro, pesquisa sobre questões técnicas, questões climáticas, aquisições e etc.

Hoje em dia a fórmula para o sucesso empresarial é simples: impulsionar a inovação através da tecnologia da informação. Assim, a primeira coisa que uma empresa precisa se preocupar nos dias de hoje é com o seu planejamento sobre sua infraestrutura de TI. Sem uma espinha dorsal bem estruturada pela Tecnologia da Informação, um negócio não vai muito longe.

O caso do amor com a inovação

Gostamos de imaginar que a raça humana sempre foi inovadora. Mas a inovação foi um assunto lento e estável durante a maior parte do século XX. Era o trabalho do “gênio individual” ou dos grupos de inteligência empresarial. Para a maior parte da humanidade, pessoas brilhantes inovaram e o público lentamente adotou a ideia. O romance de amor com a inovação começou com a invenção do computador e atingiu o seu ímpeto com o nascimento da Internet.

Na década de 1980, a inovação não era necessária para o sucesso empresarial. Uma empresa poderia ser muito bem sucedida apenas com a implantação de um modelo de negócio comprovado. A eficiência tecnológica não era uma diretriz primordial.

Seguir a tradição era uma maneira sensata de permanecer no negócio. Um dono de lojas, por exemplo, estava satisfeito com o uso de uma caixa registradora semelhante à inventada por James Ritty em 1879, para evitar que seus funcionários roubassem seus lucros.

Tudo isso mudou em 6 de agosto de 1991, uma data pouco lembrada, quando a World Wide Web (o famoso www. que você usa para acessar a um site) foi mostrada ao vivo para o mundo. Quase não havia menção sobre isso em nenhum jornal do planeta. A maioria das pessoas em todo o mundo não tinha ideia de que a Internet existia. Embora a invenção de Tim Berners-Lee tenha mudado o mundo tal como o conhecemos, foi apenas no final da década de 90 que a Internet tornou-se popular de forma global.

A Ascensão da Inovação

A ascensão da inovação pode ser rastreada para a raça humana, que através dela se torna cada vez mais inteligente. De acordo com o Efeito Flynn, o QI geral começou a aumentar desde a década de 1930. O QI médio aumentou de 80 pontos para 100 pontos.

Enquanto as inovações em viagens e multimídia melhoraram a inteligência coletiva, essas eram principalmente formas passivas de aprendizado. Hoje, os aplicativos de computador e o cérebro global têm ativado o aprendizado ativo e melhorado a rapidez com que as pessoas aprendem coisas novas.

Inovação em Negócios

A Tecnologia da Informação promove a inovação nos negócios. A inovação resulta em aplicativos mais inteligentes, melhor armazenamento de dados, processamento mais rápido e distribuição de informações de forma mais ampla. A inovação torna as empresas mais eficientes. E a inovação aumenta o valor, melhora a qualidade e aumenta a produtividade.

A inovação através da tecnologia da informação criou as seguintes mudanças radicais nos negócios:

  • Fazer compras on-line é mais eficiente do que fazer compras em uma loja;
  • O marketing digital é mais eficiente do que o jornal, a televisão e a publicidade de rádio de alto custo;
  • As redes sociais são mais eficientes do que frequentar a clubes;
  • A comunicação VoIP é mais eficiente do que a telefonia tradicional;
  • A computação em nuvem é mais eficiente do que uma rede de computadores privados;
  • Os backups de dados são automatizados e mais seguros do que backups em fitas ou discos rígidos;

As empresas que abraçaram o paradigma da inovação, através da tecnologia da informação, tendem a ter as seguintes características:

  • Planejamento de negócios mais precisos;
  • Estratégias de marketing mais eficaz;
  • Possuem maiores vendas globais;
  • Gestão totalmente sistematizada e baseada em dados precisos do negócio;
  • Monitoram cada processo em tempo real;
  • Oferecem suporte imediato ao cliente;

Na verdade, é difícil nos dias de hoje, considerar um negócio com potencial de crescimento em longo prazo sem o impulso da tecnologia da informação.

Sendo assim, separamos 5 razões para o crescimento acelerado do negócio através da Tecnologia da Informação

A revolução tecnológica melhorou as empresas neste século nos seguintes aspectos:

  1. A tecnologia da informação fornece ferramentas tecnológicas para resolver problemas complexos

Hardwares melhorados (mais memória, processadores mais rápidos, equipamentos visuais mais nítidos, etc.) combinado com aplicações mais inteligentes (software de mapeamento mental como o XMind, softwares colaborativos como sistemas de Scrum e Kanban, agendas de compromissos eletrônicas e online como o calendário Google, etc.) tornaram mais fáceis as pesquisas de dados, as análises e o planejamento de escalabilidade. A tecnologia da Informação oferece muitas ferramentas para resolver problemas empresariais, dos mais simples aos mais complexos.

  1. A tecnologia da informação permite que as empresas tomem as melhores decisões

Boas decisões nos negócios são baseadas em sólidas pesquisas de mercado. Estas podem ser realizadas através de equipes que se comunicam através de videoconferências, análises de sentimentos do público nas mídias sociais, fóruns e sites da indústria e utilização de pesquisas on-line para conseguir feedbacks dos clientes. Existem também ferramentas vitais para o negócio como um bom sistema de CRM e a análise de métricas e dados de performance de suas estratégias de marketing digital através do Google Analytics, por exemplo.

  1. A tecnologia da informação melhorou o marketing

O marketing digital utiliza métodos de publicidade online (SEO, PPC, Facebook Ads), que são maneiras muito mais precisas do que o marketing tradicional para se encontrar o público-alvo, descobrir suas necessidades e construir uma estratégia de marketing eficiente para persuadi-los a comprar. É difícil saber quantas pessoas leem um anúncio no jornal. É muito fácil descobrir quantas pessoas clicaram em um banner online.

  1. A tecnologia da informação melhorou o serviço de atendimento ao cliente

Os clientes podem receber atendimento e suporte por vários tipos de canais, desde telefone, e-mails, plataformas de mídia social, webinars, e assim por diante. Além disso, os sistemas de gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM) ajudam as empresas a entender o comportamento do cliente.

  1. A tecnologia da informação melhorou a gestão dos recursos humanos

A computação em nuvem permite que os colaboradores de uma empresa utilizem qualquer dispositivo em qualquer lugar do mundo para acessar seu software de nível corporativo e executar de forma brilhante o seu trabalho, sem a necessidade de estar presente na estrutura física da empresa.

A tecnologia da informação é fundamental para a inovação, o crescimento empresarial e o sucesso nos negócios!

Se o objetivo do negócio é aumentar os lucros, então a inovação, através da tecnologia da informação, é a maneira de se obter mais lucros de uma forma muito mais rápida. A história de Jan Koum nos dá uma ideia do quanto as grandes empresas valorizam a inovação. Ele passou do vale-refeição que recebia de um centro social, aonde ia com sua mãe logo que chegou aos EUA fugindo das tensões políticas na Ucrânia, para se tornar um bilionário por causa de sua brilhante criação inovadora, o WhatsApp.

Portanto, é muito importante que você empresário, se conscientize que para sua empresa crescer de uma forma sustentável, é preciso investir em Tecnologia da Informação. Você precisa entender como é a sua estrutura de TI atual e como ela pode influenciar positiva ou negativamente nos seus resultados diretos. É preciso investir em Segurança da Informação, sistemas eficientes de Atendimento ao Cliente, dentre outros aspectos importantes do negócio.

Para que você tenha tudo isso de uma forma muito segura e investindo valores justos para ter a melhor infraestrutura em Tecnologia da Informação, totalmente adequada ao seu modelo de negócios, você precisa contar com especialistas no assunto.

Fonte: blog deltime

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *