Aposentadoria

Aposentadoria por idade : Como Se Manter Ocupado Durante a Aposentadoria

“Você não pode descansar de viajar – você bebeu a vida até a última gota. Sempre que você se alegrou muito, sofreu muito, ambos com aqueles que te amaram, e sozinho… Quão enfadonho é parar, dar um basta, enferrujar embotado, não brilhar durante o uso!” Se esse excerto do poema Ulysses de Lord Alfred Tennyson tem a ver com você, você pode se inspirar com esse artigo.

Sempre que você quiser fazer alguma coisa, mas não tiver tempo… pegue um bloco de anotações e escreva! Guarde esse bloco… essa será a sua lista de “100 coisas para se fazer depois que eu me aposentar”. Muitas vezes nos esquecemos de registrar nossos desejos e acabamos por esquecê-los. Não deixe isso acontecer com você!
Siga suas paixões: Pinte o pôr do sol, faça esculturas, cante, aprenda Tai Chi, estude direito ambiental, compre um telescópio e explore os céus.
Leia livros que lhe interessam, leia gêneros até agora inexplorados como Ficção Científica e Romance. Leia sobre assuntos diferentes como Jardinagem ou Política.
Viaje para lugares frequentemente desejados que você costumava sonhar. Você já experimentou o chocolate suiço ou visitou resorts naturais na Índia? Você já pescou na Flórida?
Conheça a natureza: faça trilhas, observe a lua, sinta o vento no rosto. Medite sobre a grama com o sol batendo.
Divirta-se com os mais novos: Seus netos serão o seu legado depois que você morrer – você viverá neles. Vale a pena gastar um pouco do seu valioso tempo brincando com eles, observando eles crescerem, ajudando-os a aprender
Cuide da sua saúde: algum tempo da sua vida pode ser passado em um cardiologista ou podólogo, dependendo de como for a sua saúde. Cuide-se.
Entre em grupos especiais destinados a pessoas da sua faixa etária: você achará várias pessoas passando por experiências parecidas. Se você tiver problemas eles lhe darão ajuda e orientação.
Assine uma revista de terceira idade: esse tipo de revista existe e é feita para você. Aproveite isso.
Resolva problemas antigos: é melhor resolver quaisquer mal entendidos ou ressentimentos com outras pessoas para que você não fique com assuntos pendentes.
Escreva uma autobiografia: com seus longos anos de experiência, provavelmente você terá muitas coisas para compartilhar que serão muito úteis para os outros. Mesmo que você ache que não tem nada a compartilhar, comece a escrever e você ficará surpreso em como as palavras irão fluir.

Dicas

  • Tome cuidado com seus pensamentos o tempo todo. Imagine um fluxo de energia positiva no seu corpo, mente e fique feliz o tempo todo. Ache prazer em atividades que lhe interessem.
  • Você não precisa para de trabalhar de vez. Muitas pessoas idosas são mais ativas do que muitos jovens preguiçosos. George Bernard Shaw, por exemplo, era um escritor produtivo até sua morte em 94. Vários Senadores e integrantes do Congresso continuam trabalhando até chegarem aos 80, 90 anos. Algumas profissões são melhores para isso do que outras. Carreiras artísticas são boas para pessoas que ficam incapacitadas de trabalhar por limites de idade.
  • Não se preocupe se você sentir um vazio. Use esses momentos para meditar e pensar sobre sua vida. Se pensar sobre a vida deprimir você, então pense na vida de alguém que lhe inspire e encha você de orgulho. Se você não conhece ninguém assim, procure biografias de pessoas famosas.
  • Se você veio de um lugar mais pobre, ache 5 crianças que não podem pagar os estudos ou não querem ir na escola e ensine-as o básico sobre Ler, Escrever e Aritmética.

fonte: http://pt.wikihow.com/Se-Manter-Ocupado-Durante-a-Aposentadoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *