5639ffb697b05a85ae3cf8d2889b1468

Câncer de mama e a campanha : Outubro Rosa

Já bastante conhecida, a campanha “Outubro rosa” visa alertar não só as mulheres, mas toda a sociedade, da importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

A campanha é mundial, apesar de ser mais frequente entre as mulheres, o câncer de mama também pode ocorrer em homens.

A prevenção ainda é o mais importante. Porém, ficar alerta em relação aos sinais, sintomas e fatores de risco para o câncer de mama é fundamental para um diagnóstico e tratamento o mais precoce possível, o que aumenta muito as chances de tratamento e cura.

O auto- exame da mama, além da mamografia são fundamentais e todos precisam saber disso.

Uma doença que não aparece do dia pra noite, dependente de fatores genéticos, mas são os fatores ambientais e o estilo de vida que podem ou não “startar” esta doença.

O alerta é inclusive para quem já teve câncer, pois há chances de a doença retornar. Esta chance é maior até cinco anos após o tratamento. Melhor que os cuidados sejam para sempre.

 

Quais são os cuidados?

 

Alimentação

– Consumir diariamente verduras e legumes no almoço e no jantar. Couve, brócolis, repolho, couve-flor são denominados crucíferas, alimentos que desempenham papel fundamental na proteção contra o câncer.

– As raízes como inhame, cará, batata doce, cenoura beterraba, mandioca e outras são excelentes fontes de carboidratos de boa qualidade que não podem faltar no nosso dia a dia.

– Consumir cerca de 4 a 6 porções de frutas por dia, ricas em vitaminas e minerais antioxidantes.

– Introduzir grãos integrais na alimentação diária.

– Incluir frutas, hortaliças e alimentos integrais, que são ricos em fibras, e por isso fundamentais para o bom funcionamento intestinal e melhora da microbiota, importante para a saúde como um todo.

– Incluir temperos de ervas naturais, como alho, gengibre, cúrcuma, cebola, pois neles encontramos fitoquímicos capazes de proteger nosso organismo. É essencial evitar o consumo de temperos industrializados.

 – O chá verde contém catequinas, com grande ação antioxidante e anti-inflamatória, importante papel na prevenção do câncer. Pode ser consumido sob a forma de infusão, mas isto deve ser dentro de uma prescrição nutricional individualizada.

– Azeite de oliva extravirgem com acidez abaixo de 0,5%, com potente ação antioxidante e antinflamatória deve ser incluído nas refeições diárias, preferencialmente sem aquecer.  

 – Ingerir peixes como salmão e sardinha, ricos em ômega 3, relacionado com redução de câncer de mama. 

– Ingerir também frango e ovo, assados em baixa temperatura e evitar o consumo excessivo de carnes vermelhas e muito gordurosas.

– Incluir 2 a 4 castanhas ou nozes na alimentação, elas contêm gorduras de boa qualidade e minerais, que são fundamentais para a prevenção do câncer.

 Hábitos de vida:

– Praticar atividade física regularmente.

– Manter-se dentro de uma faixa de peso adequada.

– Evitar o uso de tabaco, drogas ilícitas e o consumo excessivo de bebida alcoólica;

– Amamentar e ter uma alimentação adequada.

 Evitar:

– Evitar o consumo de alimentos refinados como farinha, açúcar e óleo refinados (soja, milho, canola).

– Evitar consumir doces à base de leite gordo, biscoitos recheados e salgadinhos.

– Não consumir embutidos em geral, nem tão pouco as frituras.

– Evitar alimentos com aditivos químicos, corantes, conservantes e adoçantes.

– Uso aleatório de chás/ervas, bem como, dicas não confiáveis e com promessas mágicas.

– Evitar tratamentos sem embasamento médico científicos.

 

Saiba que algo que não lhe faça bem pode te fazer muito mau. Retire o que é ruim e inclua o que é necessário.

Faça escolhas saudáveis tanto dos alimentos quanto na vida. Trace suas metas e objetivos, procure equilibrar seu lado profissional com o lado pessoal, seja otimista, procure alternativas para reduzir o estresse, durma bem, não guarde mágoas, curta a vida, se alegre com você, com amigos e com a família. Sorria para o lado bom da vida.

Fonte: Bia Dorazio

http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/blog/nutricao-pratica/post/cancer-de-mama-e-campanha-outubro-rosa.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *