Contabilidade Para Empresas De TI

Checklist de Contabilidade para Empresas de TI!

Controlar por si só uma empresa de TI, sem ter uma visão holística do negócio,  não gera qualquer contribuição significativa, pois somente se pode gerir aquilo que se conhece de fato.

Sendo assim, para fazer a avaliação de desempenho de uma empresa de TI, você deve se valer de formas que possam quantificar os processos financeiros e operacionais.

Para isso, foi desenvolvido o checklist de contabilidade para empresas de TI, de modo a avaliar seu desempenho, para você que trabalha com tecnologia da informação saber se os resultados da empresa estão aumentando ou diminuindo ao longo de um período de tempo.

Mas, quais os procedimentos contábeis que podem ser utilizados para isso?

Continue com esta leitura e conheça 4 procedimentos essenciais de um checklist de contabilidade para Empresas de TI.

Vamos lá!

Porque Empresas de TI precisam de contabilidade

Uma atenção redobrada deve ser destinada à contabilidade para Empresas de TI, vez que a desorientação da gestão frente às particularidades dessa área muitas vezes pode colocar em risco a saúde financeira do seu empreendimento.

Logo, você deve buscar por uma boa contabilidade para empresas de TI que seja especializada e possua conhecimentos sólidos do segmento, pois este possui necessidades e carência muito específicas, principalmente quando o assunto são os processos contábeis da empresa.

Por isso, contar com o apoio de uma empresa de assessoria contábil especializada em contabilidade para TI, que esteja atenta o tempo todo às mudanças na legislação e que já conheçam os detalhes específicos de sua empresa de tecnologia, é um passo essencial para evitar o desequilíbrio de contas ou até mesmo problemas com o fisco.

Qual o checklist de contabilidade para empresas de TI para avaliar o bom desempenho do negócio?

Vejamos agora alguns procedimentos contábeis que você deve utilizar para acompanhar a performance da sua empresa de TI e gerar informações para melhorar seus resultados:

  • Escrituração contábil

A escrituração contábil para empresas de TI é a técnica de registrar dados em livros, os quais devem ser gerenciados por profissionais capacitados.

Ademais, a escrituração contábil funciona como instrumento de defesa, prevenção e controle de patrimônio do seu negócio; além disso, através dela você consegue identificar qualquer gargalo financeiro e gastos desnecessários com questões tributárias ou até mesmo com a folha de pagamento.

  • Demonstrações contábeis

Através das demonstrações contábeis e financeiras de sua empresa de tecnologia da informação, um novo investidor, uma instituição financeira ou os sócios podem tomar decisões de modo mais seguro.

São elas que possibilitam, por exemplo, que seu empreendimento consiga aprovar um financiamento ou investidor anjo, vez que elas discriminam os recursos disponíveis em caixa e as condições de se arcar com dívidas.

Dessa forma, com base nas demonstrações financeiras é possível realizar a apuração de impostos, efetuar melhores investimentos, controlar o fluxo de caixa e gerenciar melhor todos os aspectos de sua empresa de TI.

  • Auditoria contábil

Um item que não pode faltar neste checklist de contabilidade para empresas de TI, de modo a manter o bom desempenho da empresa,  é a auditoria contábil.

Uma auditoria contábil para empresas de TI tem como objetivo formar uma visão sobre se as informações apresentadas nas demonstrações contábeis, tomadas como um todo, refletem a posição financeira, patrimonial e econômica de seu negócio.

E para cada atividade principal listada nas demonstrações contábeis, a equipe auditora identifica e avalia quaisquer riscos que possam ter impacto negativo no desempenho financeiro ou posição financeira, bem como algumas medidas que sua empresa de TI implementou para mitigar riscos.

  • Análise de balanço

O balanço patrimonial é uma demonstração financeira contábil feita com objetivo de avaliar a situação patrimonial e financeira de sua empresa de TI; logo, é imprescindível que você conheça este relatório e tenha condições de interpretar seus resultados, o que é feito através da análise de balanço.

A análise do balanço contábil te permite obter elementos financeiros realistas que possibilita embasar a elaboração de estratégias de gestão para seu negócio.

Pronto!

Agora que você já conhece 4 procedimentos essenciais de um checklist de  contabilidade para empresas de TI, conte com nossa equipe especializada, que possui ampla experiência nos procedimentos aplicáveis ao seu segmento.

Somos uma empresa de contabilidade em Guarulhos – SP, especializados em Contabilidade para Empresas de TI, e estamos à sua disposição para lhe apoiar em sua jornada empreendedora.

Venha tomar um café conosco e vamos fazer um diagnóstico preciso de sua empresa de TI, para que você possa ter uma jornada de crescimento corporativo muito bem sucedida. Topa?!

Estamos esperando por você!

Siga nosso Facebook: @sedancontabilidade

Um forte abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *