Produtos De TI

Como precificar serviços e produtos de TI

Tanto para iniciantes na área, quanto para pessoas que jamais trabalharam de forma autônoma, a cobrança de serviços de TI é um grande desafio. Cobrar o preço certo é necessário para conseguir prosperar nesse meio, portanto, é importante aprender como precificar serviços e produtos de TI para conseguir o sucesso de seu negócio.

Cobrando um valor excessivamente alto para os produtos e serviços que você oferecer da área de TI, você irá espantar clientes em potencial para a concorrência, e caso você cobre valores baixos demais, não conseguirá se sustentar ou manter a qualidade do seu serviço, que exige ampla manutenção de todos os seus itens.

Portanto, aprender como precificar serviços e produtos de TI é uma importante lição para que você entenda como oferecer um valor justo para manter a qualidade dos seus serviços, sustentar o seu trabalho de forma fácil, e ainda conseguir atrair os seus clientes graças a um valor justo a ser pago por seu trabalho.

Como precificar serviços e produtos de TI

Uma série de importantes fatores devem ser levada em conta enquanto se aprende como precificar serviços e produtos de TI. A precificação deve ser feita a partir do custo de seus serviços e produtos, para garantir que você conseguirá cobrir esses custos e ainda ter um bom lucro sobre todo o custo de seus produtos e serviços.

Os custos que você deve levar em conta antes de definir um preço certo para seus produtos e serviços, são os seguintes:

  • Produção;
  • Armazenamento de dados;
  • Custo de sua internet;
  • Tempo gasto em serviços ou produtos;
  • Custo de processamento;
  • Gestão de softwares e sistemas.

Perceba que, dependendo de sua área do TI e os trabalhos que você irá prestar, os seus preços irão variar consideravelmente. Talvez você não produza sistemas de TI, o que já diminui o custo de produção de seus produtos e mantenha somente um custo para manutenção e implementação de sistemas em uma empresa.

Independente de como você normalmente faça o seu trabalho ou qual seu foco na área, você deverá analisar os custos que você tem em cada um de seus serviços e produtos, para conseguir definir o preço certo para se cobrar de seus clientes.

Leia também: Contabilidade para empresas de TI – qual a real importância disso

Leve a concorrência em consideração

A área de TI é extremamente concorrida, e se você tem dificuldades de conseguir bons clientes, é bem possível que a culpa seja dos preços estipulados, que podem estar muito acima da concorrência e você não consegue assim atrair os clientes que possuem os mesmos produtos ou serviços por um preço mais barato.

Então, além de considerar os custos mencionados acima, não há como precificar serviços e produtos de TI sem considerar a sua concorrência que pode ser imensa no seu setor ou área.

Pesquise sua concorrência, verifique os preços e ofereça um preço competitivo para conseguir se manter com facilidade no mercado de TI. Caso tenha que manter os preços, ofereça vantagens junto a seus produtos e serviços para atrair mais clientes a você.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Sedan. Temos profissionais preparados para auxiliar você a definir preços da forma correta e a colocar todas as obrigatoriedades e necessidades em dia com a contabilidade para empresas de TI.

Sucesso e até logo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *