Como Startups Conquistam Investimentos

Como startups conquistam investimentos?

Ao abrir uma startup a primeira coisa a fazer é conquistar investimentos para fazer a ideia crescer e conseguir gerar lucros. E o primeiro passo, naturalmente, é buscar conhecer as formas de conseguir o capital, procurando os meios mais adequados, uma vez que não vai adiantar solicitar investimentos para a pessoa errada.

O que acontece com a maior parte dos empreendedores que pretendem abrir uma startup, é exatamente isso, eles esbarram nesse mesmo problema, ou seja, não ter o capital suficiente para desenvolver sua ideia, seja ela um sistema, um site ou um aplicativo.

O maior problema é que encontrar investidores dispostos a investir numa ideia, muitas vezes é mais uma ilusão do que uma solução para quem está começando uma startup, e isso porque os investidores estão mais interessados em negócios que já estejam em operação e que oferecem resultados mais concretos do que simplesmente uma ideia no papel.

Com as dificuldades apresentadas, o idealizador da startup pode recorrer aos seus próprios recursos, buscar empréstimos em instituições financeiras, pedir apoio a familiares e amigos ou, como todo empreendedor, usar a criatividade, uma vez que é possível fazer com que a startup tenha capital antes de gerar lucros.

Plano de monetização para a startup

Uma das formas de conquistar investimentos para a startup é estruturar e apresentar ao investidor um plano de monetização. Antes do lançamento oficial da startup é possível criar uma pré-venda promocional, como, por exemplo, oferecendo um CD com a apresentação do projeto – o plano de negócios – e oferecendo o direito a uma determinada quantidade de produtos quando a startup estiver em operação.

Esta é uma forma de levantar capital para a startup, usando a criatividade, uma vez que não compromete a empresa com instituições financeiras e por não precisar oferecer em troca um percentual de participação na empresa, como é o caso do investimento anjo.

Além disso, é uma maneira de ter liberdade para a startup crescer sem estar atrelada a nenhuma dívida, permitindo ainda testar se o produto se adequa ao mercado.

Contudo, o idealizador da startup não deve buscar apenas dinheiro, mas também pessoas que possam ajudá-lo no empreendimento. Como por exemplo, outras tipos de investimento, como o investimento intelectual para a startup.

Confira as outras recomendações para uma startup conquistar investimentos:

              1-Pesquisar sobre as formas de capital

Para uma startup conquistar investimentos é preciso avaliar que tipo de ajuda financeira será necessária. Existem casos em que a startup precisa de capital de giro e, nesse caso, a melhor solução pode ser recorrer a um banco.

Dependendo do estágio e da maturação da startup, no entanto, o investimento pode ser feito através de um fundo de capital semente, de uma venture capital ou de um private equity.

             2-Documentos em ordem para levantar dinheiro para a startup

A organização da startup é de fundamental importância para ganhar dinheiro. Quando a empresa já recebeu investimentos e deseja receber capital semente, precisa estar preparada para passar por uma auditoria.

A startup precisa estar bem organizada, mostrar que tem aplicado corretamente o capital, manter a parte fiscal, contábil e jurídica alinhadas e mostrar que tem uma maturidade empresarial.

Por isso, contar com o apoio de uma assessoria contábil especializada em contabilidade para startups é fundamental!.

             3-Pesquisa de mercado para conquistar investimentos para a startup

Não basta apenas ter criatividade para chamar a atenção de investidores. Mesmo com o produto já validade, é necessário ter sempre uma pesquisa sobre os possíveis concorrentes e informações sobre os clientes potenciais.

            4-Um pitch bem estruturado para conquistar investimentos para a startup

O idealizador da startup deve aproveitar todas as oportunidades em encontros com investidores e ter em mãos uma apresentação sobre a startup já pronta. É necessário ter um pitch bem estruturado e conciso, colocando os pontos-chave, as oportunidades de mercado e as razões por que precisa de investimentos.

            5-O crowfunding para ganhar dinheiro com startup

Uma das formas de conquistar investimento para a startup é cadastrar o projeto em um site de crowfunding, procurando ajuda de pessoas interessadas em investir na ideia, em troca de alguma recompensa definida pelo idealizador da startup.

Atingindo a meta de arrecadação estipulada, o idealizador recebe o investimento, entrega a recompensa para as pessoas que investiram e pode aplicar sua ideia, tirando-a do papel.

O crowfunding surge como uma excelente alternativa para conquistar investimentos para a startup, podendo ainda ajudar a divulgar a ideia e engajar seus futuros clientes em torno de uma causa comum.

Conclusão

Abrir uma startup e gerenciar o seu próprio negócio, tem muito a ver com, como gerenciar sua própria casa – você sabe que vai precisar de dinheiro e os recursos disponíveis não são ilimitados. Portanto, seja prudente em como você irá investir seu capital limitado, porém, entenda que serão necessários outros investimentos para que sua startup ganhe corpo e se torne uma grande corporação.

Sendo assim, tenha um plano de negócios bem elaborado e estruturado e siga-o de forma disciplinada. Seja seu modelo de negócios flexível ou difícil, você sempre precisará ter novas idéias e saber como implantá-las, para que o seu negócio seja um sucesso.

Nem tudo funcionará como você planejou. Mas, se você for determinado e consciente, e principalmente, contar com o apoio de profissionais experientes, como por exemplo, o apoio de uma empresa de assessoria contábil especializada em contabilidade para startups, sua empresa tem tudo para ganhar longevidade e ser um grande destaque no mundo corporativo.

E então, você deseja abrir uma startup? Que tipo de apoio você teve para montar o seu plano de negócios? quem validou o seu plano financeiro e contábil?

Se estiver pensando em abrir uma startup ou migrar a sua empresa para profissionais contábeis especializados em sua área de atuação, entre em contato conosco. Podemos ser o apoio que você tanto precisa para conseguir os investimentos que tanto sonha, e assim, trilharmos juntos uma jornada empreendedora de sucesso!

Venha tomar um café conosco!

Até Breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *