Descubra As Diferenças Entre A Contabilidade Online E A Contabilidade Digital

Descubra as diferenças entre a Contabilidade Online e a Contabilidade Digital

professor Lopes de Sá, uma das mentes mais brilhantes do mundo na área contábil, em artigo intitulado “Profissionalismo e  em Contabilidade”, lembra que:

O bom desempenho do  na qualidade de profissional depende do rigor do método que adota na aplicação do conhecimento, ou seja, da visão e forma de raciocinar e agir”. (Consulte o artigo completo aqui).

 vem transformando a forma como muitas profissões realizam o seu trabalho, e a contabilidade não foge à regra. O  2.0, aliado dos empresários na jornada do , deve estar atento a todas as vantagens que a transformação digital traz para o dia a dia do escritório e dos clientes, visando mudar a forma como é percebido e ampliando suas possibilidades de atuação.

Um dos temas mais frequentes em encontros de empresários do setor contábil é a valorização dos seus serviços por parte dos clientes. A crescente  trouxe para o meio contábil conceitos como a  e a . Mas é importante diferenciá-los enquanto dois modelos de negócios para prestação de serviços contábeis.

 e  são modelos de negócio para a prestação de serviços. Elas não se propõem a modificar a contabilidade enquanto ciência.

Definição: Você sabe o que significa “online” e “digital”?

Antes de falarmos das principais diferenças entre contabilidade online e contabilidade digital, vamos saber quais os significados das palavras “online” e “digital”, segundo o dicionário de significados da Oxford.

Online significa que está ligado ao computador, a uma rede ou à Internet. Online significa estar disponível para consulta. Enquanto que, digital, é algo ligado à informática, aos computadores por transmissão e recepção de dados em esquemas binários. Que apresenta dados, resultados ou indicações sob forma numérica, por oposição ao analógico.

Então, o que difere a Contabilidade Digital da Contabilidade Online?

A contabilidade digital é uma categoria de serviços contábeis relativamente recente no mercado brasileiro. Ela surgiu como uma resposta das empresas de contabilidade e seus fornecedores de tecnologia às conhecidas contabilidades online.

O segmento contábil, num entendimento de que não deveria competir por preço, incorporou novas tecnologias, novos  e métodos. Com isso, ganha eficiência e aplica esse ganho em ações consultivas, na busca do  e lucratividade de seus clientes. Dessa forma, contadores digitais buscam entregar a seus clientes muito mais valor do que tradicionalmente faziam, pois corriam o risco de virem a ser extintos do mercado.

”Para empresas insatisfeitas com o custo de sua contabilidade tradicional, a contabilidade digital é uma nova categoria de serviços contábeis que alia o serviço com foco na performance e nos resultados da minha empresa. Diferente da contabilidade online que foca apenas em preço baixo, a Contabilidade Digital baseia-se em eficiência operacional obtida com integração plena entre o  e o cliente, combinado a um  consultivo”.

Enquanto a contabilidade online se restringe à escrituração e a demonstração, o modelo de contabilidade digital se propõe a utilizar a  para automatizar, tanto quanto possível, a escrituração e a demonstração, liberando tempo para que “o profissional exerça a sua função científica”.

Existem muitas diferenças entre a contabilidade digital e a contabilidade online, mas a fundamental é essa: o compromisso principal das contabilidades online é resolver as obrigações legais de seus clientes a baixo custo. Por outro lado, o compromisso principal da contabilidade digital é melhorar a eficiência e os resultados dos seus clientes, e como consequência disso, resolver as obrigações legais.

A melhor forma de entender o conceito de contabilidade digital é enxergando a internet como um meio para a realização de tarefas contábeis. A sua proposta consiste em utilizar as ferramentas online para tornar a atividade mais produtiva e eficiente. A contabilidade digital  é uma oportunidade, não uma ameaça.  Ela usa a internet para aperfeiçoar a oferta de serviços contábeis.

Enfim, dependendo do tipo de cliente, uma contabilidade online pode fazê-lo ganhar algum dinheiro, mas só o contadordigital será valorizado pelo cliente por ajudá-lo a tornar a sua empresa um .

Neste cenário, qual é o papel do contador?

A informação sobre os fatos patrimoniais representa a gênese da Contabilidade (…) Por mais sofisticada que seja hoje a informação, através de uma parafernália de normas, ela não tem condições de substituir e nem de nivelar-se ao refinado conhecimento científico (…) é muito pouco para um profissional limitar-se a reger critérios de escrituração e demonstração, seja para que fim for”, afirma o Prof. Lopes de Sá.

O uso de termos como contabilidade online e contabilidade digital estão em alta, mas muitas vezes são utilizados de maneiras que desvirtuam o real papel do contador 2.0. Tal situação, inclusive, ajuda a afastar muitos profissionais da internet, enxergando-a como uma substituta ao próprio contador.

É verdade que, atualmente, muitas atividades profissionais foram descaracterizadas devido ao avanço da tecnologia. Mas com a contabilidade é bem diferente. Para dizer de forma clara: o contador 2.0 que se posicionar como um consultor e buscar entregar serviços de maior valor ao seu cliente de uma forma eficiente e lucrativa,  continuará a ser insubstituível.

Hoje o contador 2.0 sabe que pode usar a tecnologia para ganhar eficiência utilizando ferramentas prontas e altamente disponíveis, por exemplo: nuvem, mobilidade,  plataformas digitais, entre tantas outras.

Fonte:https://www.robertodiasduarte.com.br/descubra-as-diferencas-entre-a-contabilidade-online-e-a-contabilidade-digital/#.WuNjPNTwa5s

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *