Ferias Trabalho

Férias: como desligar do trabalho nas férias?

As suas  férias estão próximas e o quando o assunto é desligar-se totalmente dos seus negócios e deveres, algo maior te induz a levar celulares e notebooks na mala de viagem?

Bem… se essa é sua realidade de vida não se sinta só por que hoje em dia é muito comum os profissionais associarem produtividade com trabalho incessante, mas tirar férias anualmente e se desligar totalmente do trabalho é vital para que o profissional renove suas energias e consiga se manter produtivo. Entretanto, nem sempre essa pausa é respeitada.

Esse comportamento é reflexo, em parte, de uma cultura de liderança centralizadora, de quem tem dificuldade de delegar funções e muitas vezes por medo de perder o posto, ou por desconhecer os próprios limites. A teoria “quanto mais trabalho, melhor” só se aplicaria se fôssemos robôs, mas a realidade é outra.

Por tanto, veja algumas medidas que devem ser tomadas para que o período de férias seja respeitado e utilizado única e exclusivamente para descansar e aproveitar outros momentos que a vida oferece.

– Organize a agenda

Essa deve ser a primeira medida. Procure finalizar os trabalhos que são da sua responsabilidade e organize uma lista de tarefas a serem cumpridas na sua ausência.

– Delegue responsabilidades

Confiar na equipe e delegar responsabilidades é essencial para que você consiga se desligar plenamente e sem ficar preocupado com o que deixo para trás por uns dias. Saber delegar é uma excelência em liderança. O líder que delega se estressa menos, pois o que centraliza está sempre fazendo o trabalho do outro.  O foco no desenvolvimento da equipe é o que dará a tranquilidade necessária para você poder se ausentar, tanto para cumprir compromissos externos quanto nas férias.

– Comunique os envolvidos

Avise clientes e os envolvidos da empresa sobre qual trabalho será realizado na sua ausência e por quem. Isso deixará toda equipe ciente e você ficará mais tranquilo ao esclarecer tudo antes de sair de férias.

– Não leve o “kit trabalho” para viagem

Se for viajar esqueça o telefone corporativo e notebook do trabalho. Eles não devem fazer parte dos seus planos de viagem.

– Não fique sintonizado nos projetos

Viva o presente. Esqueça os últimos problemas do trabalho e evite a ansiedade quanto ao futuro.

– Evite ler livros sobre seu trabalho

Arrisque um romance, uma comédia ou qualquer coisa que não seja ligada a liderança, estratégia ou gerenciamento.

– Mude sua rotina

Procure visitar lugares novos, conhecer pessoas diferentes, fazer coisas fora da sua rotina, ou ficará o dia todo pensando no seu trabalho.

Relaxe, ficar com a cabeça no trabalho, mesmo estando fisicamente fora dele, pode comprometer facilmente o desempenho sobre as atividades comuns da sua vida. Além disso, sinais como a fadiga, estresse, alterações comportamentais, dores corporais e outros sinais de cansaço começam a aparecer.

Não que o esforço extra no trabalho seja algo ruim, ele somente deve ser planejado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *