Gestão Financeira Para Empresa De TI

Gestão Financeira para Empresa de TI – como cuidar da saúde da sua empresa?

A Gestão Financeira para empresa de TI não pode ficar de fora dos cuidados que são necessários a esse tipo de negócio!

É verdade, as respostas para a maioria das perguntas estão na gestão financeira para empresa de TI. Mas, como?

Mais um dia e você chega à sua empresa de TI, senta na cadeira do escritório e começa a observar como andam as finanças do seu negócio… A situação está preocupante? Pode ser melhorada?

De fato, a gestão financeira de uma empresa de TI é um passo muito importante para manter a sustentabilidade do negócio, pois quando os recursos são bem administrados, você empreendedor(a) tem a possibilidade de investir melhor e obter condições ideais ao crescimento.

Exatamente por isso, no artigo de hoje, preparamos para você as melhores práticas de como ter uma gestão financeira saudável para sua empresa de TI e, assim, solidificar ainda mais o seu empreendimento.

Confira!

Gestão financeira – o que é

Primeiramente vamos deixar claro o que vem a ser exatamente a definição de gestão financeira:

  • Gestão financeira é um conjunto de procedimentos e medidas que visam POTENCIALIZAR os ganhos de uma empresa.

Em outras palavras, uma boa gestão financeira envolve as avaliações, análises, decisões e estratégias relacionadas à captação, manutenção e gestão de recursos econômicos da empresa.

Entendeu?

Bom. Agora que você sabe o que é gestão financeira, responda às seguintes perguntas:

  • Como andam as finanças de sua empresa?
  • Onde estão concentrados mais investimentos?
  • O que tem gerado mais despesas e o que precisa de mais atenção?

Caso você não possua respostas para essas questões ou as julgou um tanto complexas, CUIDADO – é bem provável que você não tenha real controle com relação à saúde e gestão financeira da empresa de TI.

Nesse cenário, vários elementos precisam ser observados; vamos falar um pouco sobre cada um deles:

O controle de caixa – elemento fundamental da gestão financeira para empresa de TI

Sem o controle de caixa é IMPOSSÍVEL você saber quais são as contas a pagar e receber ou se existe atraso de pagamentos. Além disso, não se pode realizar projeções de resultados a curto e longo prazo.

Portanto, a gestão financeira para empresa de TI passa pelo controle do fluxo de caixa, através dele é possível também identificar quais os maiores custos e os procedimentos mais rentáveis, de forma que consiga realizar um planejamento, visto que, dessa forma, consegue compreender de forma mais apurada os fatores que influenciam na saúde financeira do negócio.

Giro de estoque

O que giro de estoque tem a ver com gestão financeira para empresa de TI?

O giro de estoque é essencial para uma gestão financeira eficiente nas empresas de TI que também trabalham com venda de produtos, visto que deixar uma mercadoria parada por muito tempo faz também com que SEU DINHEIRO fique parado.

Sendo assim, é preciso que haja um equilíbrio nesse quesito.

Redução de custos

A redução de custos é uma das principais dicas de gestão financeira para empresa de TI; isso porque quanto maior for a economia de recursos na atividade, mais poder de “fogo” você, empreendedor/gestor, terá para investir no seu próprio negócio, aumentando as chances de sucesso.

Um sistema de gestão

É certo que alguns conseguem realizar uma boa gestão somente com planilhas, aplicativos, documentos e plataformas; Porém, a AGILIDADE que um sistema de gestão proporciona na administração da sua empresa de TI é fantástica!

Sistemas ERP, por exemplo, melhoram incrivelmente a visibilidade de todos os fluxos dentro da empresa de TI desde a entrada de materiais até o pagamento dos profissionais.

Em suma, aumentam o controle sobre todos os processos, o que contribui altamente para a redução de erros.

Desse modo, com todas as informações organizadas, você toma decisões mais fundamentadas e precisas, e passa a ter uma gestão financeira saudável na sua empresa de TI.

Como aprimorar sua gestão financeira?

Boa parte das empresas de TI é criada por profissionais da área, sendo que muitos são excelentes profissionais dentro de sua área de atuação, mas, muitos também não possuem conhecimentos de gestão e muito menos de finanças empresariais.

Dessa forma, a gestão financeira para empresa de TI fica à deriva!

Dada a ausência de perícia no assunto, a CHAVE para você aprimorar a gestão financeira da sua empresa é contar com uma boa assessoria contábil que, certamente, tem muito a contribuir para que seu negócio seja um verdadeiro sucesso em todos os sentidos.

E, se ainda houver dúvidas, fale com a Sedan Contabilidade. Somos um escritório contábil especializado na contabilidade para empresas de TI em Jardim Presidente Dutra – Guarulhos/ SP.

Curta nossa página no Facebook @sedancontabilidade

Um forte abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *