Gestão Tecnológica Como Balancear O Uso Da Tecnologia E Dos Funcionários

Gestão tecnológica – como balancear o uso da tecnologia e dos funcionários?

Parte de uma gestão tecnológica sólida é ter uma empresa cujo modelo de negócios é benéfico não apenas para o empreendedor, mas também para a sociedade como um todo.Afinal, esse é o significado de empreender.

Mas, muitas empresas não fazem isso, certo? Gerar empregos é parte do ofício de ter um negócio, mas causar algum benefício para a sociedade é algo que, muitas vezes, se limita a empresas de tecnologia, e olhe lá: ainda assim não é possível generalizar!

E o que viemos te propor aqui hoje é uma reflexão sobre o equilíbrio do uso da tecnologia e da presença de funcionários na empresa. Vamos entender mais?

Operação: Skynet? Ainda não

Muito se fala sobre o futuro e máquinas substituindo o homem. De fato, ao longo da história, tivemos inúmeros exemplos de máquinas e robôs substituindo pessoas para as mais tarefas. Linhas de produção automatizadas são um grande exemplo disso!

Com o advento da inteligência artificial e do edge computing, as coisas começam a tomar proporções preocupantes. Não porque as máquinas estão ficando inteligentes demais e ameaçam a humanidade com um holocausto robô apocalíptico. Isso – por enquanto – se limita a filmes de ficção.

O grande problema está justamente no ser humano, que falha em entender os princípios de uma boa gestão tecnológica para o seu negócio.

Ora, tire a si mesmo como exemplo!

Você tem uma empresa e pode funcionários de determinado setor por máquinas. Isso tornará o processo mais barato e aumentará a lucratividade do negócio, mas removerá a presença humana por completo, padronizará os produtos e não permitirá um olhar mais atento pelo elemento humano.

São prós e contras que precisam ser analisados antes de uma decisão definitiva ser tomada. O que você, empresário, faria?

Muitos substituiriam os funcionários sem pestanejar, pelo menos 90% deles. Mas, será que não estamos caminhando rumo ao fim dos nossos próprios empregos?

O elemento humano e a gestão tecnológica

O ser humano ainda é superior às máquinas por possuir consciência, criatividade e o poder de um ponto de vista diferenciado, que pode muito bem mudar todo o rumo de um processo, seja para o bem ou para o mal.

Quando eliminamos esse elemento da equação, temos algo completamente replicável por outras empresas, algo que pode acabar por prejudicar a sua competitividade e fazer os investimentos serem em vão.

De um ponto de vista social, investir na substituição ainda pode ser algo mais desastroso. Empregos serão perdidos e a empresa responsável por isso terá se focado somente em adquirir um lucro cego, sem nem mesmo trabalhar para o aprimoramento da capacidade dos colaboradores.

E aí fica a pergunta: isso é gestão tecnológica? Ou uma implantação desenfreada de tecnologia?

O veredicto da realidade

Tudo bem, é inevitável que pessoas sejam substituídas pela tecnologia. Isso acontecerá em todas as áreas do mercado. Contudo, é algo que deve ser feito com cuidado. Um ou outro funcionário do seu negócio pode acabar se tornando obsoleto, mas a grande recomendação é que, para ter uma gestão tecnológica impecável, você, como empresário, tenha em mente que a melhor saída é investir no desenvolvimento do potencial humano.

Mas, como fazer isso?

  • Utilizando softwares que facilitam, agilizam e tornam o trabalho mais prático;
  • Adquirindo equipamentos para aprimorar a segurança e a produtividade do trabalho;
  • Investir em tecnologias que aumentem a efetividade das orientações;
  • Incentivar o cenário competitivo, esforçando-se para se manter como um player de destaque.

E, para que tudo isso se torne uma realidade, é preciso que toda a empresa esteja alinhada quanto aos ideais a serem seguidos. Afinal, ninguém gosta de trabalhar com a sensação de que uma eventual substituição está a caminho, não é mesmo?

Fonte:http://deltime.com.br/gestao-tecnologica-como-balancear-o-uso-da-tecnologia-e-dos-funcionarios/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *