154465 Onde Os Profissionais De Ti Querem Realmente Trabalhar

Onde os profissionais de TI querem realmente trabalhar?

Com a transformação digital e a crescente importância da tecnologia para as empresas, os profissionais de TI assumiram um papel de verdadeiro protagonismo nas empresas. Contar com pessoas talentosas e engajadas é fundamental para esse setor. Afinal, sua produtividade impacta diretamente na valorização do negócio.

Entretanto, encontrar pessoas capacitadas exige atender a certas demandas. Afinal, é a satisfação do indivíduo com sua carreira que o torna realmente produtivo e eficiente. Por isso, traçaremos aqui um perfil do profissional de TI, mostrando o que ele espera das empresas nas quais ele sonha trabalhar e o que fazer para atrair e reter esses talentos. Confira!

Os locais de trabalho mais bem avaliados por profissionais de TI

Para começarmos, é interessante ter um panorama dos locais de trabalho mais bem avaliados por esses profissionais. O objetivo é que você identifique pontos que coincidem com aquilo que sua empresa oferece. Da mesma forma, é preciso criar uma perspectiva sobre o que pode ser modificado internamente para atrair talentos.

Ambiente agradável

Não há como negar: o Google é uma das maiores referências de satisfação dos funcionários. Líder do ranking da Great Place to Work de melhor empresa brasileira para se trabalhar no setor de tecnologia, seu ambiente de trabalho oferece o que os profissionais de TI mais procuram: clima agradável, boa remuneração, flexibilidade de horários, entre outros.

Mesmo os estudantes da área já sabem que o modo de trabalhar com TI pode ser extremamente variado. Como consequência, eles esperam encontrar um ambiente de trabalho tranquilo.

A empresa deve esperar que o profissional alcance as metas estabelecidas e não que se encaixe perfeitamente em uma rotina monótona de comportamento. Estamos falando, por exemplo, de um local com pouca hierarquia, que não obrigue o uso de roupa social nem vigie o funcionário o tempo todo.

Por isso, o grande diferencial do Google é seu local de trabalho. O profissional de TI é constantemente confrontado por desafios, mas lida com isso com naturalidade, já que são questões técnicas da área.

Aprendizado

Uma carreira de sucesso exige crescimento e aprendizado — algo que só se alcança superando obstáculos. Seja por objetivos financeiros ou de satisfação profissional, quem entra na área de TI quer crescer. Se o ambiente de trabalho é agradável, é preciso que haja também uma perspectiva de carreira.

Logo atrás do Google, destacam-se empresas como o Facebook. Além de valorizar o bem-estar do profissional de TI, elas dão liberdade para que ele atue de forma criativa para atender às demandas da empresa. Isso faz com que o crescimento de cada um seja um reflexo da sua eficiência.

É claro que isso só vem com muito aprendizado. Por isso, os profissionais de hoje buscam por locais de trabalho que apresentem desafios mas, também, oportunidades de aprender. Isso pode vir de um bom líder ou de um trabalho em equipe com profissionais mais experientes — e competentes!

Qualidade de vida

Salário é importante, mas não é tudo. O profissional de TI sabe bem disso. Ele quer mais do que satisfação no trabalho, quer qualidade de vida. Por isso, benefícios corporativos são tão importantes quanto dinheiro.

Isso vai além dos tradicionais planos de saúde, vales para refeição e transporte. Na empresa, ele espera encontrar espaços para brainstorming e até mesmo relaxamento.

Setor público

Vale um destaque para o setor público. Os profissionais da tecnologia se sentem cada vez mais atraídos por ele, graças aos bons salários, a estabilidade (no caso de ingressantes via concurso) e a possibilidade de aproximação de áreas com as quais eles tenham mais afinidade.

No setor público, a TI lida com uma gama de projetos tão vasta que, muitas vezes, é possível focar em algo que traga ainda mais satisfação.

A causa do afastamento de profissionais de tecnologia

Em primeiro lugar, o salário. Pagar pouco, mesmo que haja uma infraestrutura de qualidade, faz com que o profissional de TI busque por outras opções. Afinal, ele costuma ter custos frequentes com capacitação técnica, além dos gastos pessoais.

A falta de um plano de carreira vem logo em seguida. Em um mercado tão competitivo, o profissional de TI tenta evitar empresas nas quais ele não vê uma perspectiva de crescimento. Mesmo que seja algo que dependa da produtividade do colaborador, é essencial apresentar um plano de carreira.

Em seguida, temos a falta de benefícios corporativos. Como dito anteriormente, isso constitui parte do que os profissionais da tecnologia enxergam como qualidade de vida. Se a empresa oferece esses benefícios, o colaborador tem uma preocupação a menos e pode focar nas metas de sua função.

Por fim, vale destacar a falta de reconhecimento. Ótimos ambientes de trabalho podem parecer desanimadores para um profissional que não é reconhecido. Interessante notar que esse é um fator ligado à gestão — com planejamento e criatividade, é possível reverter esse cenário e motivar os funcionários.

Atrair e reter talentos na área

O primeiro passo é estar atento aos itens citados anteriormente. Por mais que seja possível contratar um funcionário inexperiente e capacitá-lo, alto desempenho exige profissionais de alto nível. Ou seja, pagar um bom salário, garantir bons benefícios corporativos e investir esforços no ambiente de trabalho.

A motivação é parte essencial do trabalho do gestor. Faça uma avaliação com os funcionários atuais e veja como anda a satisfação com a empresa. Investir em salas de “descompressão” (com vídeo-games, jogos, café etc.) pode ser um primeiro passo.

Existem diversas formas de recompensar o bom desempenho dos funcionários. Desde premiações em dinheiro, até pequenos brindes ou liberdade para a escolha dos projetos nos quais trabalhar, é ampla a gama de opções. O ideal é implementar uma ideia que tenha conexão com a cultura da empresa — e que, é claro, caiba no orçamento.

Garantindo a satisfação de quem já está dentro, fica mais fácil atrair novos talentos. Ao selecionar candidatos, mostre qual é a dinâmica interna da empresa. Além disso, lembre-se de que muitos dos profissionais de tecnologia que se candidatam a uma vaga já têm uma imagem, mesmo que vaga, da empresa. Por isso, é importante que eles conheçam o panorama real da situação.

Como você pode ver, oferecer aos profissionais de TI um ambiente agradável e motivá-los é algo que pode ser feito sem que haja, necessariamente, um grande custo financeiro. Faça uma avaliação em sua empresa e veja de que forma uma cultura de inovação pode ser implementada para atrair cada vez mais os talentos da área de tecnologia!

Gostou do post? Então compartilhe nas redes sociais e veja a opinião de seus colegas!

 

fonte- https://www.meupositivo.com.br/panoramapositivo/profissionais-de-ti/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *