Procrastinação

Procrastinação: aquele “deixa pra depois” que pode atrapalhar seu crescimento profissional.

Saiba que tipo de hábito evitar para parar de procrastinar tarefas na hora do trabalho

Uma das palavras mais repetidas na atualidade é a procrastinação – e quem faz parte do mundo dos que deixam tudo para a última hora sabe que o ato de procrastinar é algo que pode se apresentar com extrema facilidade no dia-a-dia; especialmente quando há alguma tarefa importante e complicada de se executar.

No entanto, procrastinar na hora do trabalho pode ser uma armadilha fatal para a carreira de qualquer profissional dos dias de hoje – e, embora pausas sejam importantes para manter o foco e a produtividade, o hábito de ‘enrolar’ no ambiente empresarial pode prejudicar tanto as suas chances de crescimento como a realização de trabalhos bem-feitos.

Com isso em mente, confira a lista a seguir, e saiba de que tipo de hábito ficar longe para evitar a procrastinação no ambiente profissional – descobertos por um estudo especialmente realizada pelo portal focado no mundo profissional CareerBuilder, que apontou os principais motivos para a enrolação no dia-a-dia de trabalho:

  1. Celulares e mensagens de texto (50%)
    O grande campeão da procrastinação pode ser evitado colocando o telefone no modo silencioso.
  2. Fofocas (42%)
    Conversas e fofocas no trabalho podem reduzir muito a produtividade de profissionais.
  3. Internet (39%)
    Necessária para o trabalho, a internet deve ser usada com cautela para evitar distrações.
  4. Redes sociais (38%)
    Evite checar as redes no ambiente profissional, e deixe isso para o período após o fim do expediente.
  5. Pausas para lanches ou cigarro (27%)
    O que poderia ser uma pausa para aumentar a produtividade também pode atrapalhar quando for frequente demais.
  6. Colegas de trabalho muito barulhentos (24%)
    Gritaria e confusão ao redor pode acabar com a concentração e aumentar a enrolação na execução de tarefas.
  7. Reuniões (23%)
    Embora sejam feitas, em teoria, para agilizar; estão entre os compromissos que mais fazem os profissionais deixarem tarefas importantes para mais tarde.
  8. Checar o e-mail (23%)
    Mensagens demais tiram o foco do colaborador – e fechar a caixa de entrada na hora de tarefas importantes pode ser a solução.
  9. Colega de trabalho que vem à sua mesa para conversar (23%)
    Fofocas e barulho também se aplicam nessa categoria, incentivando a procrastinação.
  10. Colegas de trabalho conversando ao seu lado pelo telefone no viva-voz (10%)
    A conversa alheia pode prender mais a sua atenção do que o próprio trabalho.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              Pesquisa : CareerBuilder

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