Equipe Unida Com Produtividade

Produtividade : 10 atitudes para aumentar a produtividade da sua equipe!

Aumentar a produtividade é o primeiro passo na caminhada rumo ao sucesso.

Ainda existem empresas no mercado com um antigo estigma que confunde aumentar a produtividade com o fato de elevar a carga horária, o trabalho, e assim por diante. Mas sempre é preciso manter o equilíbrio.

Por esse motivo, as dicas abrangerão formas alternativas de aumentar produtividade da equipe, e, consequentemente, da empresa. É um trabalho em conjunto. Afinal, a empresa providenciará o melhor para seus funcionários renderem ainda mais. O segredo é estimulá-lo a produzir. Mas como provocar isso?

Listamos 10 atitudes para aumentar a produtividade da sua equipe:

1. Defina metas para o time

Metas asseguram objetivos, objetivos motivam pessoas. É uma cadeia que unida promove um aumento da produtividade da equipe. Mas, além disso, há a parte de quem avalia. Isso porque, ao definir metas, é possível fazer a mensuração dos resultados de maneira individual. Afinal, as perguntas: “Onde foi o erro?”, “Por que caiu?”, “Qual o motivo da decrescente?”, podem ser respondidas com maior precisão.

2. Tenha processos bem definidos

Um passo importante para aumentar a produtividade dos colaboradores é ter processos muito bem definidos e delimitados. Organizar um calendário de processos auxilia, inclusive, a potencializar o caminho rumo à conquista das metas estipuladas. Além disso, os processos definidos reduzem as margens de erro e impedem que ocorram atrasos. Aliado à definição dos processos, tem-se a noção dos pontos chave a serem investidos na empresa.

3. Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia hoje é indispensável. Sabendo disso, adotar softwares organizacionais como controle de tarefas e gerenciamento de projetos é uma excelente estratégia que auxilia no sucesso da empresa. Sistemas gratuitos como Wunderlist e Trello, por exemplo, auxiliam no controle das tarefas e na organização dos projetos.

Os softwares de CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão do Relacionamento com o Cliente) como Agendor e Pipedrive, solucionam problemas comuns nas equipes de venda, possibilitando a mensuração e análise da performance dos vendedores, deixando claras todas as tarefas de cada membro da equipe. Além de otimizar os serviços, os resultados ficam a um clique de serem analisados.

4. Invista no treinamento e desenvolvimento dos colaboradores

Investir nos colaboradores é investir no patrimônio da empresa. Cursos, eventos, palestras e congressos podem ser boas alternativas para que o colaborador retorne mais motivado e com novas ideias que potencializam o trabalho da equipe.

Muitas vezes, com um simples treinamento para os funcionários, você pode aumentar a produtividade de uma equipe inteira. O investimento em conhecimento é a melhor forma da empresa “comprar tempo”, pois pode ajudar muito na otimização dos processos operacionais a curto, médio e longo prazo.

5. Organização é fundamental

Um ambiente organizado, além de ajudar no sentimento de bem-estar de todos na equipe, reduz qualquer desperdício de tempo em tarefas não importantes, como procurar um objeto específico por muito tempo, sendo que deveria estar de fácil acesso.

Segundo especialistas em neurolinguística, ser organizado facilita o trabalho do cérebro, pois permite que ele tenha previsibilidade para executar tarefas. Sendo assim, buscar alternativas para reduzir a quantidade de objetos desnecessários na empresa e na mesa dos funcionários, facilita a organização.

Priorizar a escolha de produtos organizadores e menores é uma boa saída. Desta forma os colaboradores terão mais tempo para focar em suas tarefas e menos stress com a desorganização.

6. Individualidade em foco

O gestor deve sempre avaliar a individualidade de cada funcionário. Muitas vezes a dificuldade para efetivação de algumas tarefas pode se contrapor à excelência na execução de outras. Com esse tipo de análise, é possível distribuir tarefas entre os membros da equipe, de acordo com suas qualidades e facilidades, reduzindo o tempo na execução e aumentando a produtividade da empresa. Além disso, a gestão nesse formato faz com que o gestor saiba exatamente os pontos fortes e fracos de cada funcionário, os auxiliando a melhorar nos fracos e os incentivando a repassar suas qualidades para os demais, criando sempre uma equipe cooperativa e alinhada.

7. Clima organizacional em harmonia

A empresa precisa estar em perfeita harmonia e sintonia. O clima precisa ser o melhor possível para que o trabalho renda na melhor frequência existente. Por esse motivo, é necessário entender as preocupações e necessidades, bem como as percepções de cada colaborador no ambiente corporativo.

8. Motivação e reconhecimento

O reconhecimento da empresa promove maior motivação e proatividade no ambiente de trabalho. Ser reconhecido é fundamental para seguir numa linha crescente. Motivação e reconhecimento caminham juntos e são necessários em qualquer meio colaborativo, bem como essenciais para o futuro sucesso de uma organização.

9. Uso consciente de redes sociais

As redes sociais são ótimas ferramentas, tanto para o marketing da empresa perante o mercado, quanto no marketing interno, fazendo com que a empresa participe cada vez mais da vida das pessoas. No entanto, quando falamos em produtividade, o acesso frequente às redes sociais pode prejudicar imensamente o desempenho da equipe.

A proibição tende a ser um “tiro no pé”, pois em alguns casos, pode inclusive estimular o uso e a desmotivação do funcionário no trabalho, mas o controle ajuda bastante no aumento da produtividade.

A melhor saída é buscar a conscientização dos funcionários e mostrar como esses meios de comunicação podem ser prejudiciais ao desempenho do time.

10. Incentivo ao lazer

Quanto mais satisfeito com a vida pessoal, melhor é o desempenho no ambiente de trabalho. Pensando nisso, o gestor deve sempre incentivar o lazer e bem-estar do seu colaborador.

Campanhas de incentivo e prêmios voltados ao lazer e qualidade de vida, demonstram a preocupação que a empresa tem com o bem-estar do seu funcionário, aumentando significativamente o comprometimento da equipe com o trabalho e, consequentemente, aumentando a produtividade da empresa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *