Sociedade

Sociedades: Como lidar com os seus sócios?

Para quem está começando no mundo dos negócios e do empreendedorismo – e até mesmo para aqueles que já têm alguma experiência – aqui vai uma dica fundamental: mantenha uma boa relação com seus sócios e saiba como preservar a afinidade. Os mais experientes podem estar pensando “mas eu já estou neste ramo há tempos, sei muito bem como lidar com meu sócio”. Porém, como o mercado é muito dinâmico, este que é seu parceiro hoje, amanhã pode migrar para outra empresa ou começar um novo negócio. Por isso, é importante para qualquer empreendedor saber como lidar com novos sócios.

Veja sete dicas de como você pode manter esta relação:

  1. Antes de tudo, saiba como escolher um sócio

Afinidade com a pessoa é importante, mas também devem ser levados em conta fatores como custo-benefício, histórico e currículo do candidato e a maneira como se dará o profissionalismo na relação. É essencial que o perfil da pessoa seja compatível com o da empresa.

 

  1. Estabeleça limites e políticas dentro do ambiente de trabalho

Isso evita situações desconfortáveis e que possam gerar algum desentendimento. É importante saber que a maneira que se deve comportar em um escritório não é igual ao jeito que se deve comportar em um bar, por exemplo.

 

  1. Amizade facilita

Manter uma relação de amizade fora da empresa não é obrigatório, mas ajuda na convivência dentro do trabalho. Se os sócios forem amigos, fica mais fácil discutir, planejar e concordar questões da empresa.

 

  1. Trace objetivos em comum para a empresa

Nesses objetivos, os dois devem opinar e concordar. Se cada um tiver objetivos diferentes para a empresa, dificilmente o negócio dará certo.

 

  1. Defina a função de cada um e respeite a hierarquia

O sócio que for chefe da empresa, por exemplo, deve ser tratado e respeitado como tal.

 

  1. Saiba ouvir e respeitar a opinião do seu parceiro

Mesmo que você discorde, a atitude é saudável para qualquer relação. Dessa maneira, ambos poderão debater o tema em questão e entrar em um possível acordo. Mesmo o chefe tem que saber ouvir os funcionários e levar em consideração opiniões divergentes.

 

  1. Nada como um bom bate-papo, de cabeça fria

Caso haja alguma briga mais forte entre os sócios, é essencial saber que qualquer discussão tem solução. Primeiro, espere que ambos estejam de cabeça fria, afinal, ninguém resolve nada enquanto estiver irritado. Depois, sentem juntos, conversem e vejam em que situação erraram. Coloquem a empresa à frente de brigas.

Não existe receita mágica para se dar bem com um novo sócio em uma nova empresa. Mas, ao seguir estes passos, a convivência se torna mais fácil e a chance do negócio prosperar aumenta.

Fonte: http://bizstart.com.br/como-lidar-com-os-seus-socios-guia-dos-sete-acertos/ por Maurilio Alberone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *