Tecnologia Nas Empresas

Tecnologia: um estudo sobre os impactos positivos que ela pode causar em sua empresa.

As empresas estão cada vez utilizando mais e mais tecnologias para ter um funcionamento mais eficiente. Com isto está podendo divulgar, registrar produtos, clientes entre outros, agilizar os serviços e se comunicar através da internet. As organizações estão utilizando com mais freqüência uma grande ferramenta para auxilio nos serviços prestados pela mesma, é a internet. O objetivo deste artigo é ressaltar o desenvolvimento da tecnologia nas empresas.

Atualmente as empresas vem investindo na tecnologia, sendo a mesma uma ferramenta importante para facilitar e agilizar nos processos administrativos dentro das organizações reduzindo custos a longo prazo. Na tecnologia, quanto mais conhecimento  produzido, mais rápido é sua evolução. com a inovação tecnológica é possível oferecer um produto/serviço de qualidade.

O crescimento dos negócios vem acontecendo por causa desta ferramenta que é utilizada para planejar, organizar e controlar os funcionamentos, se utilizados adequadamente. Com isto pode-se minimizar as possíveis falhas que pode ocorrer na empresa.

Pode-se contar com algumas tecnologias que ajudam na comunicação, estoque, agendamento de horários, planejando, transferência de dados e muitos outros que permitira uma facilidade maior ao empreendedor. Algumas exemplos de destes aplicativos são:

A tecnologia de computação em nuvem, ou seja, processamento, armazenamento em disco ou aplicativos são utilizados com muita freqüência nos serviços da internet. Os dados e aplicativos estão em vários datacenters no mundo, exemplos são os serviços de Hotmail ou Google. Resumindo a tecnologia é a utilização de memórias, podendo ser pela internet ou por algum aplicativo dentro de um computador, ajudando no agendamento de serviços e transmissão de dados a longa e curta distância.

Outra tecnologia utilizada é o serviço de transmissão de voz a VoIP, que utilizada através de redes de computadores privadas ou a internet. A VoIP pode reduzir os gastos com telefone de 40% a 85% e não depende da distancia entre origens para aumentar ou diminuir, contendo um valor fixo. Ter este serviço é interessante para uma organização porque diminui os custos da mesma, em relação a ligações.

Outra forma de economia é reduzindo estoques desnecessários, para isto tem a logística inteligente. Sistemas de logística e controle de estoque online, coletores de dados entre outros podem ajudar e aumentar o giro dos produtos.

Toda empresa procura agilidade nas respostas, e um modo muito utilizado e eficiente é a mobilidade, com isto a tecnologia conta com vários dispositivos como os notebook, smartphones entre outros que estão conectados na internet por acessos 3G ou Wi-Fi.

O trabalho remoto pode ajudar a minimizar custos, está sendo cada vez mais usada. Com está opção você pode trabalhar com pessoas de níveis geográficos distintos sem precisar de locomoção.

Os custos de impressão podem ser bem altos prejudicando no orçamento se não for acompanhadas de perto. As impressões coloridas acabam tendo um preço maior do que as de preto e branco, deve ser avaliado a quantidade de paginas impressas mensalmente, qual o tipo de impressora (jato de tinta ou laser) e ver qual é a melhor opção para a empresa.

Uma maneira simples de diminuir o valor gasto nas impressões são as recargas de cartuchos e o papel reciclado, ou rascunho nas impressões. Concluindo-se que pode até ajudar no meio ambiente caso aperte o botão de imprimir com moderação.

A internet está presente na maioria das organizações, com aproximadamente 2,3 mil companhias brasileiras de sete diferentes setores contem o uso dela.

Cerca de 95% das empresas são informatizada, e destas 97% tem o acesso à internet. Com isto vem o crescimento do uso de redes Wi-Fi, (é uma rede utilizada sem fio).

Avanço tecnológico e suas implicações

Há mudanças o tempo todo nas tecnologias, afetando diretamente as empresas aumentando a produtividade e eficiência, importantes para seu funcionamento e sobrevivência no mercado.

A organização tem que se manter atualizada e competitiva, pois as mudanças tecnológicas compromete os resultados e na prestação de serviços pela empresa. “De acordo com Oliveira (2004) a tecnologia proporcionou melhorias nas condições de execução das tarefas através da transferência de algumas atividades para o sistema tecnológico”  (Yuri Gonçalves Campos apud Oliveira 2004).

Devido ao avanço da tecnologia, vem acontecendo a diminuição de custo, que vem facilitando a implementação nas organizações. Mas tem que ter uma observação com calma, portanto pode-se causar aumento nos custos quando defasagem é muito rápida. Caso a empresa seja dependente tecnológico, elas devem se atualizar muito rápido, pois estará em constante mudança.

A tecnologia hoje é fundamental nas organizações de grande porte e “é inegável que as inovações tecnológicas introduzidas nas organizações aumentaram sua produtividade, seja pelas melhorias que incorporam aos processos produtivos, seja pela racionalização da mão de obra.” (OLIVEIRA, 2004, p.172).

O impacto da tecnologia nas empresas

Nunca houve dependência de tecnologias nas organizações como hoje em dia, como bancos de dados, controle de caixa, venda por meios eletrônicos entre outros, podendo ser para uso pela internet ou presencial. Mas será que pequenos empresários sabe contratar tecnologia adequada?

Sabe-se que uma empresa de grande porte tem funcionários especializados no setor de TI. O mercado não tem como continuar de forma amadora, mas as pequenas empresas não tem uma área especifica para isto, muitas vezes cometendo até erros na parte tecnológica. Na empresa passou a ser importante ter Políticas e Normas internas sobre o trabalho tecnológicos. Pode ocorrer de um pen drive gerar um grande estrago, muitas vezes irreparável para o negócio, ou até um atendente “falar mal” de clientes em redes sociais, ou seja, incidentes pequenos pode fechar as portas de empresas que não está preparada.

Nos últimos anos cresceu o furto de informações de pequenas empresas junto com a preocupação com a segurança da mesma. Causando impacto nas organizações, e procurando novos meios de ter segurança para que não haja um fechamento do empreendimento.

Entende-se que a tecnologia dentro da empresa satisfaz as necessidades necessárias para sua criação e seu desenvolvimento agilizando os serviços da mesma.

Referências

1.  Sudré, Gilberto. Imasters: Site de Artigos – Tecnologias para ajudar as empresas a crescer e economizar. Disponível em <http://imasters.com.br/artigo/11418/tecnologia/tecnologias-para-ajudar-as-empresas-a-crescer-e-economizar/>. Acesso em: 25 de abril de 2013

2.  Sudré, Gilberto. Imasters: Site de Artigos  – Tecnologias para ajudar as empresas a crescer e economizar Parte II. Disponível em <http://imasters.com.br/artigo/11516/tecnologia/tecnologias-para-ajudar-as-empresas-a-crescer-e-economizar-parte-ii/>. Acesso em: 25 de abril de 2013

3.  Campos, Yuri Gonçalves. Administradores.com – Qualidade e tecnologia nas empresas. Disponível em <http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/qualidade-e-tecnologia-nas-empresas/37720/>. Acesso em: 26 de abril de 2013

4.  Pinheiro, Patrícia Peck. Portal Call Center – O impacto da tecnologia nas Pequenas Empresas. Disponível em <http://portalcallcenter.consumidormoderno.uol.com.br/seu-espaco/colunistas/patricia-peck/o-impacto-da-tecnologia-nas-pequenas-empresas>.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *