BPM PARA AS EMPRESAS DE TI

A IMPORTÂNCIA DO BPM PARA AS EMPRESAS DE TI

Para você começar a entender a importância do BPM para as empresas de TI, te proponho agora um exercício de imaginação. Vamos lá!

Pense numa engrenagem completa em que você consegue enxergar os mínimos detalhes da mesma e compreende como cada uma funciona de uma forma que você nunca viu.

Agora imagine você vendo todo o funcionamento da engrenagem em tempo real e quando algo não funciona adequadamente, você é capaz de atuar e corrigir de modo rápido, específico e pontual…

Fantástico; não é mesmo?

Esse é o poder do BPM – Business Process Management para as empresas de TI!

A adoção de uma ferramenta BPM é capaz de tornar as atividades rotineiras do setor de tecnologia da informação muito mais ágeis e práticas desenvolvendo e integrando sistemas, automatizando fluxos de trabalho.

Continue com esta leitura e entenda a importância do BPM para as Empresas de TI e torne as tomadas de decisão da sua empresa de tecnologia muito mais assertivas!

O que é o BPM – Business Process Management?

O BPM – Business Process Management é uma ferramenta com uma maleabilidade que proporciona a adaptação das necessidades específicas das empresas de TI com muita facilidade.

Assim, sua empresa desenha seus processos, o que também torna o uso mais amigável do que o de determinados outros softwares em que os fluxos estão “embutidos”.

Vale ressaltar também que o conceito de BPM além de ser uma metodologia, é considerado um conjunto de boas práticas de gestão que integram a empresa de TI de modo horizontal e vertical buscando eficiência nas rotinas e processos de um negócio.

Além disso, especialistas na área afirmam que uma das grandes vantagens do BPM na gestão de TI é:

  • A automatização e integração de processos realizados a partir de outros serviços como, Exchange, AD e Bancos de Dados.

Desse modo, uma das linhas de frente do BPM são atividades como bloqueio ou criação automática de contas de email ou rede nos casos de demissão ou contratação de funcionários, por exemplo.

O monitoramento feito por softwares cujo papel é verificar o correto funcionamento e varrer redes é outra área do BPM que ganha pró-atividade.

A importância do BPM para Empresas de TI

Veja bem, a aplicação do BPM parte de três etapas básicas:

  • Mapeamento do fluxo de trabalho e dos processos.
  • Definição dos documentos, marcos e inputs em cada um dos processos.
  • E acompanhamento e controle dos processos.

O primeiro passo antes de você iniciar a implementação do BPM em sua empresa de TI consiste no entendimento dos processos da sua empresa e como cada um dos departamentos interagem em suas rotinas e trocas de autorizações, informações, documentos, etc.

Uma vez entendido isso, o fluxo é construído de acordo com os desenhos clássicos de processos (fluxogramas), possibilitando também tomadas de decisão mais assertivas.

Como o BPM pode ser aplicado em sua empresa de TI?

É fato que a execução manual de controle dos fluxos de trabalho de TI é, além de moroso, passível de erros fazendo com que ocorram “gaps” em se tratando da segurança da informação.

Tendo um acompanhamento automático através do BPM e adaptado às necessidades de sua empresa de TI é fundamental para uma boa gestão da informação e governança eficiente.

Por isso destacamos a importância do BPM para as Empresas de TI em tempos de economia globalizada e organizações participando de modo competitivo no mercado de capitais!

Logo, existem ferramentas, softwares e empresas especializadas que facilitam e te ajudam na implantação do BPM criando um sistema de gestão alinhado a demanda do usuário.

Se você entendeu a importância do BPM para as Empresas de TI e, se sua  empresa precisa de constante melhoria, além de tornar as tomadas de decisão mais assertivas, a implantação do BPM deve ser uma das opções mais importantes a ser considerada…

Obs.: Se precisar entender melhor o que é, e a importância do BPM para as Empresas de TI, volte ao início do artigo e refaça o exercício de imaginação que propusemos.

Somos uma Empresa de Contabilidade em Guarulhos – SP. Nos especializamos em Contabilidade para Empresas de TI. Por isso se você é proprietário de uma empresa de TI já consolidada ou sua startup está em fase de arranque, nós podemos auxiliar você com toda burocracia legal, além de juntos a você, tornamos  sua empresa TI um negócio rentável e lucrativo.

Nossa equipe está aqui pronta para te ajudar! Vamos conversar sobre o sucesso da sua empresa?

Estamos esperando por você!

Até breve…

Um forte abraço.

#contabilidadeemguarulhossp #contabilidadeparaempresasdeti #bpmparaempressdeti #tecnologiadainformacao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *