Aconteceu Nessa Semana O Treinamento De Atendimento Ao Cliente Sedan 2.0

Aconteceu nessa semana o Treinamento de Atendimento ao Cliente Sedan 2.0

Você já parou para pensar que o profissional de atendimento é o primeiro a se comunicar com o seu cliente e é a linha de frente da sua empresa?

Pois a expressão “primeira impressão é a que fica” não poderia ser mais verdadeira neste caso. O profissional de atendimento é a cara da sua empresa e saber formas de aplicar um bom treinamento de atendimento ao cliente é imprescindível se você busca o sucesso do seu negócio.

Você sofre com funcionários desmotivados ? Então, cuidado! Isso pode estar se refletindo no seu atendimento e seus clientes não estão muito satisfeitos com essa situação, acertei? Pesquisas indicam que a satisfação do funcionário de atendimento está diretamente atrelada à satisfação dos seus clientes.

Existem inúmeras histórias contando a derrota de empresas que não valorizam o setor de atendimento ao cliente. Quem já utilizou todas as alternativas para escapar de um atendimento, sabe o quanto a qualificação e a boa vontade para resolução de problemas é importante na hora de comprar um produto ou serviço.

A partir dos tópicos seguintes, você entenderá como fazer com que os profissionais de atendimento da sua empresa sintam-se mais valorizados, trabalhem com mais eficiência, gerem mais resultados, mudem a percepção de qualidade sobre a sua empresa e fidelizem os seus clientes.

Motivos para aplicar o treinamento de atendimento ao cliente

Você já ouviu falar sobre cultura organizacional voltada ao cliente?

A cultura organizacional é o conjunto de valores e práticas que fazem uma empresa funcionar, e que são compartilhados pelos gestores e colaboradores. Cada empresa tem a sua própria cultura organizacional, que depende basicamente dos objetivos visados.

Adotar uma cultura organizacional voltada ao atendimento significa colocar o cliente como centro da sua estratégia e metodologia.
Uma boa cultura de atendimento, que acolhe e se preocupa com as dores dos clientes, gera uma boa credibilidade, boa reputação, boas recomendações e clientes satisfeitos e fidelizados.

Como estabelecer uma cultura organizacional voltada ao cliente?

Culture code

Faça seu próprio culture code!

O culture code é um documento produzido pelas empresas para registro de suas culturas organizacionais. Concentra todos os valores, práticas, objetivos, aspirações e missões que as empresas utilizam como base para suas ações. É importante segui-lo e analisar se está funcionando na prática. Caso necessário, pode ser alterado.

Customer centric

Anteriormente, falamos da importância de adotar essa metodologia. O customer centric é uma estratégia de negócio centrada na experiência do cliente com o objetivo de atraí-lo e fidelizá-lo. Para ter uma cultura organizacional voltada para o cliente é importante: estabelecer uma liderança voltada ao cliente, entender o cliente, dar autonomia para a equipe, usar métricas relevantes e usar o feedback dos clientes. Adotar esta estratégia, além entregar sucesso para o seus clientes, faz com que eles indiquem a empresa para os seus amigos e conhecidos.

Antes de cuidar de fora, é importante cuidar de dentro!

Admita: você acha que investir em gestão de pessoas é um gasto desnecessário?

É comum achar que investir em pessoas para atendimento é fator de menor importância, porém, este é um erro gravíssimo. Atendimento não é custo, é investimento! Os atendentes são peça fundamental para a satisfação do cliente, pois são eles que estarão em contato direto com o consumidor.
Para que os funcionários encarem a profissão com seriedade, a empresa precisa valorizar os seus funcionários criando condições para que eles sintam-se satisfeitos com a função que estão desempenhando. Além disso, cuidar de questões como a qualidade de vida no trabalho, treinamento de atendimento ao cliente, motivação da equipe e inspiração da equipe, são deveres dos gestores.
Também é de extrema importância atentar para a contratação de funcionários aptos e com paixão pelo que fazem, pois somente assim, os profissionais verão propósito em seus trabalhos.

Recrutamento dos atendentes

O recrutamento é o passo inicial para formar uma equipe de atendimento. Algumas características são fundamentais para o perfil de um bom atendente, e devem ser testadas pelo recrutador, como:

  • A capacidade de adequação
  • Boa educação e simpatia
  • Calma, escuta e tolerância
  • Comprometimento, praticidade e eficiência
  • Uso da linguagem apropriada
  • Raciocínio lógico
  • Boa comunicação e desenvoltura
  • Gostar de atender e ter um bom controle emocional

Qualificação de pessoas

Para não ficar atrás da concorrência e oferecer um atendimento nota 10, é preciso treinar seus funcionários para que eles estejam preparados para as situações que se apresentam no setor de atendimento ao cliente.
Para isso, é importante investir em:

  • Workshops sobre suporte
  • Ferramentas para atendimento
  • Treinamentos sobre as normas, processos e procedimentos da empresa
  • Treinamento sobre os produtos e serviços oferecidos
  • Treinamento de atendimento ao cliente

Para mensurar os resultados e oferecer benefícios àqueles que se comprometem, é indicado estabelecer metas, monitorar a equipe e padronizar o atendimento, mas sem robotizá-lo.

Todos atendentes precisam saber:

  1. Ouvir os clientes e entender suas necessidades e expectativas
  2. Adotar um atendimento humanizado e personalizado
  3. Agir com sinceridade e transparência
  4. Ser empático
  5. Ser um profundo conhecedor de seu produto
  6. Ter responsabilidade com prazos
  7. Utilizar todas as etapas de venda
  8. Não falar excessivamente
  9. Utilizar a linguagem apropriada
  10. Ser ágil e eficiente no atendimento

Pontos que devem ser observados em relação à sua equipe

A maioria dos problemas estão diretamente atribuídos à gestão de pessoas e aos processos por trás da operação. Sendo assim, motive a sua equipe para que situações como a utilização de palavras negativas, reclamações sobre a empresa, não seguimento das normas e procedimentos, entre outros problemas, não ocorram.

Você já parou para pensar que o profissional de atendimento é o primeiro a se comunicar com o seu cliente e é a linha de frente da sua empresa?

Alguns colaboradores participaram de uma semana de treinamentos.

Aqui na Sedan passamos por reciclagem de conhecimentos, treinamentos e workshops constantes , tudo visando proporcionar á vocês uma experiência agradável e funcional em relação a nosso atendimento.

Fique a vontade para comentar, criticar, dar ideias afinal sua opinião é importante demais para nós.

Um Abraço !

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