Aumentar A Produtividade

Como aumentar a produtividade em uma empresa de T.I.

A Tecnologia da Informação é uma das áreas profissionais que apresenta o melhor desempenho nos últimos anos e a tendência é que as coisas continuem assim por muito tempo. Para as empresas desse setor, portanto, é sempre preciso pensar em como aumentar a produtividade, conseguindo melhorar sua performance e novos clientes.

Com base nessa constante necessidade, apresentamos algumas recomendações para que a equipe de TI mantenha a produtividade e demonstre sua capacidade de resolver problemas:

1.   Clareza na comunicação

Os profissionais de TI precisam entender as metas e objetivos da empresa, cumprir com os prazos estabelecidos e trocar informações entre si. Mais do que isso, precisa ter criatividade para atender às necessidades dos clientes, evitando sobrecarregar seus superiores.

Com uma comunicação clara e bem definida, é possível aumentar a produtividade dos profissionais, gerando maior integração entre os membros da equipe, conhecendo suas funções e participando dos projetos em pé de igualdade com outros profissionais.

Veja também este post sensacional feito para você: Como reduzir a rotatividade em uma empresa de TI

2.   Estabelecer metas possíveis

Todas as empresas precisam estabelecer metas e a área de TI não pode ficar fora dessa condição para aumentar a produtividade e manter a motivação dos profissionais. Para conseguir isso, é essencial que as metas sejam alcançáveis e mensuráveis, podendo conseguir a colaboração de todos.

Estabelecer metas irreais e inalcançáveis só vai prejudicar o desenvolvimento dos trabalhos e fazer com que a equipe acabe desistindo no meio do caminho. Caso os objetivos sejam maiores, a ideia é dividir em tarefas menores, que podem ser aplicadas sem que os profissionais percebam sua real dimensão.

3.   A importância dos feedback’s

Profissionais de TI normalmente são mais interessados no próprio desempenho do que em outras profissões. Dessa maneira, é essencial que eles tenham feedback’s constantes sobre sua performance, criando maior motivação para dar continuidade aos seus trabalhos.

O feedback é uma das ferramentas mais importantes para aumentar a produtividade em uma empresa de TI e oferecer reconhecimento aos profissionais. Porém, é importante dar atenção à forma como oferecer feedback para não reduzir a autoestima ou para evitar que sejam feitas críticas em público.

4.   Criação de equipes multidisciplinares

A criação de equipes multidisciplinares é uma forma de aumentar a produtividade na empresa de TI. Quando se reúne profissionais de diferentes perfis e conhecimentos, as tarefas são melhor distribuídas e o desempenho é muito mais acentuado.

A formação de equipes multidisciplinares permite reunir num mesmo grupo não apenas profissionais com maior conhecimento técnico e experiência, mas também em profissionais com perfil proativo, com capacidade de liderança. É preciso dar atenção ao fato de que a área de TI é uma das que mais exigem capacidade de inovação e uma equipe formada por perfis diferenciados pode oferecer novas ideias e novas soluções.

5.   Investir em infraestrutura mais eficiente

Para aumentar a produtividade em uma empresa de TI não basta apenas contar com profissionais experientes, mas também oferecer recursos e infraestrutura que possibilite a realização de um trabalho de excelência.

Os profissionais de TI, que desenvolvem novas soluções tecnológicas, não podem perder tempo com equipamentos de menor qualidade ou com máquinas que travam a todo momento. Oferecer um ambiente adequado de trabalho é a melhor maneira de conseguir maior produtividade.

6.   Criar um ambiente de trabalho saudável

O maior exemplo de um ambiente de trabalho saudável é fornecido por empresas de tecnologia de ponta, como o Google e o Facebook, que investem em atividades que oferecem o descanso necessário durante a jornada de trabalho aos seus profissionais.

A criação de um ambiente mais propício ao relaxamento depois de uma atividade mentalmente exaustiva permite que os profissionais possam manter o foco naquilo que é realmente necessário, sem ir em busca de alternativas para relaxar, como, por exemplo, usar as redes sociais ou perder tempo navegando pela internet.

É importante que o administrador não proíba atividades fora daquelas exigidas pela empresa, mas sim que ofereça melhores condições aos profissionais de sua equipe.

7.   Investir em treinamento e desenvolvimento

A área de TI apresenta inovações de forma constante. Para garantir e aumentar a produtividade na empresa é essencial que ela ofereça condições de capacitação e novas oportunidades de desenvolvimento aos seus profissionais.

Oferecer palestras, cursos e técnicas de motivação é uma excelente forma de garantir que os profissionais estejam satisfeitos com a empresa e com suas atividades, além de desenvolver novos conhecimentos e habilidades, fazendo com que a empresa tenha melhores resultados.

Oferecer meios de desenvolvimento, mais do que apenas garantir a satisfação, é um meio para garantir a permanência de bons profissionais na equipe.

8.   Automatização dos processos

Muitas atividades operacionais podem ser automatizadas para aumentar a produtividade em uma empresa de TI. Relatórios, reuniões e tarefas repetitivas não trazem melhores resultados aos profissionais. Pelo contrário, acabam desgastando a equipe e reduzindo a produtividade.

Na administração de uma empresa de TI é preciso avaliar periodicamente os processos e analisar o que possa comprometer o fluxo de trabalho, simplificando o que seja possível e oferecendo tempo para que os profissionais possam se dedicar ao que realmente é importante.

Preparamos mais um post especialmente para você confira: Como a inteligência artificial impacta a indústria

9.   Implantação de programas de avaliação de desempenho

Além do feedback constante, a implantação de programas de avaliação de desempenho é uma das ferramentas que podem aumentar a produtividade em uma empresa de TI, permitindo que cada profissional saiba exatamente como está atuando na empresa e como pode melhorar suas atividades.

A avaliação de desempenho é uma estratégia também indicada para melhorar o ambiente de trabalho e fazer com que os profissionais tenham melhor desempenho sem qualquer tipo de pressão.

A ferramenta pode ser aplicada tanto pelos superiores, como através da avaliação do próprio profissional ou a avaliação pelos colegas da equipe. Através da avaliação de desempenho todos podem ser avaliados, inclusive os superiores, mostrando o que está indo bem dentro da empresa e o que pode ser feito para aumentar a produtividade.

As ferramentas e meios apresentados para aumentar a produtividade em uma empresa de TI não são específicas para esse ramo de atividade. Qualquer empresa pode aplicá-las, desde que devidamente adaptadas, oferecendo melhores meios de administração.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Sedan!

Sucesso e até breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *