Com o crescimento da economia no país, muitas pessoas estão buscando novas fontes de renda, o que as levam a abrir uma franquia alimentícia, que é um dos melhores negócios atualmente.

Os principais motivos que as pessoas levam em consideração para abrir novos negócios são uma maneira de aumentar a renda da família, o desemprego, obter uma independência financeira e é claro, a satisfação pessoal.

O que são franquias alimentícias?

As franquias alimentícias são formadas por empresas que já possuem bastante sucesso com as suas marcas e, devido a isso, oferece aos empresários a chance de abrir uma filial (franquia). É nada mais do que uma aliança entre o franqueador (empresa) e o franqueado (empresário) onde este tem o direito de explorar a marca no mercado mediante as condições contratuais.

Abrir uma franquia alimentícia tem se tornado uma das melhores formas de iniciar um negócio próprio e, além de ser um ramo certo para obter lucro, a franqueadora oferece todo o material de apoio e treinamento necessário.

Desse modo, o franqueado, ao fornecer os produtos da sua marca para o empresário, faz com que ele trabalhe como se fosse uma extensão da marca, pagando ao franqueador uma porcentagem do lucro em troca do apoio necessário para continuar com o negócio.

O que é preciso saber para investir em uma franquia alimentícia?

O empreendedor, ao iniciar um negócio com franquias alimentícias, precisa saber sobre o seu funcionamento, saber como trabalhar com franquias e, ao analisar o contrato, precisa procurar por profissionais que saibam ajudá-lo, prestando assessoria e esclarecendo quaisquer dúvidas que possam surgir no meio.

É também necessário que o franqueado tenha contato com fornecedores que tenham condições de atender a rede em território nacional sem colocar em risco os produtos oferecidos, mesmo em períodos críticos, e para evitar isso, o empresário deve ter um bom estoque para garantir o abastecimento.

Entre as vantagens de abrir uma franquia alimentícia, além de contar com o apoio do franqueador, estão:

  • Maior garantia de mercado, pois como os seus produtos e marcas já foram testados, o perfil do cliente já é conhecido.
  • Melhor planejamento dos custos de instalação, pois o empresário saberá o custo para a construção da obra e da instalação de máquinas e equipamentos que serão utilizados no negócio, e dificilmente o custo foge do planejado, evitando problema de fluxo de caixa ao empreendedor.

Para evitar o fracasso em uma franquia alimentícia, o empreendedor deve considerar a gestão do negócio como um item principal. Isso se inicia desde a avaliação do mercado e continua na manutenção diária. Assim, tanto a franquia quanto o franqueado não perderão o dinheiro investido.

Outro fator que deve ser levado em consideração na hora de abrir a franquia é o local em que o comércio ficará, pois dependendo da cidade e do bairro, a franquia alimentícia pode não obter o resultado esperado pelo empreendedor, fazendo com que a empresa feche precocemente.

Dessa forma, com tantos aspectos a se considerar, há uma série de vantagens na hora de investir em uma franquia alimentícia, mas é importante que a contabilidade da franquia fique sempre em dia, para garantir que tudo funcione de acordo com a legalidade e que não haja gastos desnecessários, seja com impostos ou investimentos.

A Sedan pode te ajudar a economizar nos seus tributos, além de oferecer diagnósticos que podem apontar problemas ou oportunidades de sua empresa, ajudando na tomada de decisões. Conte com nossos serviços!