Artigo 74449

Decisões difíceis- 9 dicas do que fazer antes de tomar uma decisão importante.

Para muitas pessoas, tomar uma decisão é um grande desafio. Elas ficam ansiosas antes mesmo de considerar todas as possibilidades e preferem ignorar a situação a ter que fazer uma escolha. Entretanto, essa postura não é sustentável. A vida exige que as decisões sejam tomadas, mesmo quando parecem muito difíceis.

Veja a seguir nove dicas que podem ajudar você a tomar a decisão certa:

 

1. VER O PROBLEMA E IDENTIFICAR OPÇÕES

Seja lá qual for a decisão que você precisa tomar, olhe para seu problema e tente dividi-lo em diferentes pontos de vista, procurando identificar opções disponíveis. Fazer uma lista de pontos negativos e positivos pode ajudar você a encontrar a escolha certa.

 2. REUNIR INFORMAÇÕES

Uma das melhores coisas que você pode fazer quando estiver com medo, especialmente de alguma decisão ruim, é se informar. Procure o máximo de informações que conseguir sobre os aspectos de seu problema e tome sua decisão baseado em fatos, e não emoções.

 3. PENSAR NAS POSSIBILIDADES

Faça uma lista com todas as possíveis soluções e consequências de sua decisão. Crie alternativas para aquilo que poderia dar errado e procure identificar os obstáculos com antecedência.

4. CONHEÇA SUAS CAPACIDADES

Cada pessoa possui uma característica particular que a diferencia dos outros. Você sabe qual é ou quais são as suas? Identificar esse potencial pode ajudar você a desenvolver a autoconfiança necessária para tomar uma decisão satisfatória.

 5. CONTROLAR A IMPULSIVIDADE

Não tome decisões baseado em suas emoções, quando estiver sob pressãoe estresse ou pensando no que as outras pessoas podem achar de você.

6. PLANEJE OBSTÁCULOS

A vida é imprevisível, mas isso não quer dizer que você deve fazer planos ou tomar decisões sem antecipar possíveis obstáculos. Para estar ainda mais seguro de suas escolhas, tenha um plano alternativo.

 7. NÃO DAR OUVIDOS PARA O MEDO

O medo e insegurança podem aparecer no coração de qualquer um, mas a diferença está em como você irá lidar com eles. Coloque-se no comando de sua vida e não deixe que emoções como estas impeçam você de realizar seus sonhos e objetivos.

 8. NÃO ANALISAR DEMAIS

Você deve fazer suas escolhas de maneira racional, mas isso não significa que deve analisar cada milímetro da situação, pois pode acabar enxergando coisas que não são reais ou transformando detalhes mínimos em fatos gigantescos.

9. APROVEITAR

Cada decisão é uma oportunidade, mesmo que não muito agradável ou feliz. Entender e aproveitar essa chance são coisas essenciais para que você mantenha o equilíbrio emocional e não se sinta frustrado.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *