1442857076992 Superacao

Protagonismo: Sobre superação e realização.

Às vezes, costumamos cair na falsa crença de que é preciso acumular muitas conquistas na vida. Nós, seres humanos, estabelecemos metas a curto e a longo prazo para nós mesmos diariamente, e isso, sem dúvidas, é muito bom. Também é muito positivo acordar pela manhã com motivação e imaginação.

Nós adoramos realizar propósitos e demonstrar a nós mesmos o que somos capazes de fazer: conseguir um emprego, uma promoção, comprar uma casa, um carro, conquistar a mulher ou o homem dos seus sonhos. Vamos montando e construindo nossa vida baseada em pequenas e grandes conquistas. Mas será que tudo isso que conquistamos realmente nos define ao longo da vida?

Muitos de nós diremos que sim. No entanto, existe um valor ainda melhor do que a capacidade de obter novas conquistas. Advinha qual é? É a capacidade de superação. O que assumimos, por mais doloroso que seja e que, finalmente, conseguimos superar, nos tornando mais fortes.

Vamos falar disso hoje, vamos compreender um pouco melhor esta interessante e fundamental capacidade.

A diferença entre realizar e superar

É necessário diferenciar , em primeiro lugar, a capacidade de realização e de superação pessoal. Para entender melhor, através de alguns simples enunciados o que geralmente constrói a vontade de realizar que, dia a dia, costuma ser tão valorizado nessa sociedade competitiva na qual vivemos.

– A capacidade de realização é o esforço e o que uma pessoa está disposta a investir para conseguir alcançar um objetivo.

– Trata-se, geralmente, de uma personalidade que tem bem claros os seus desejos e as suas necessidades, e que luta por eles, mantendo altas expectativas de realização.

– Requer dedicação e tenacidade.

– Fixam seu dia a dia mediante objetivos a cumprir. É aí que fica implícita uma grande auto-exigência.

– As pessoas com uma alta capacidade de realização, geralmente, costumam ter êxito profissional.

Estas são, sem dúvidas, algumas dimensões muito positivas, pois fomentam nossa autoestima e fortalecem notavelmente a percepção que temos de nós mesmos. Pois bem, poderíamos dizer que é precisamente nossa capacidade de realização o que melhor nos define como pessoas? Estes são traços realmente enriquecedores?

Muitas vezes, costuma-se dizer que a autêntica força, a melhor coragem de uma pessoa, é sua capacidade para superar as adversidades. E, mais ainda, de superar os próprios medos, suas próprias limitações, aquelas que somente nós conhecemos. Aquele esforço pessoal que, às vezes, é muito mais satisfatório do que realizar um objetivo.

Os pilares da superação pessoal

“Você não é o que realiza, e sim o que supera”. E agora me diga… o que você já superou ao longo de sua vida? Temos certeza de que você já superou muitas coisas, que enfrentou inúmeras dificuldades, dificuldades estas que lhe definem tal e como você é, exatamente do jeito que você se vê em frente ao espelho. Com todas as cicatrizes internas que só você percebe. Vejamos agora que dimensões costumam edificar essa capacidade instintiva que muitos de nós temos para superar esses “muros” cotidianos, que muitas vezes nos presenteia a vida:

  1. Atitude positiva

Dispor de uma atitude positiva é essencial para superar qualquer dificuldade. Manter a totalidade e a esperança nos dá forças para sermos corajosos; para confiar em nós mesmos.

  1. Enfrentamento

Estes vazios, estas ameaças, problemas ou perdas contra os que temos que lutas às vezes, são inimigos com os quais devemos tratar, mas nunca evitar. Junte suas forças, confie em si mesmo e enfrente, nunca escape ou fuja dos problemas.

  1. Resiliência

Já falamos sobre resiliência muitas vezes em nossos textos. Tanto que já sabemos como aplicá-la em nosso dia a dia. Não importa o quão traumático tenha sido o acontecimento, o quão complicado ou devastador… De toda condição difícil podemos obter um aprendizado e sair fortalecidos do processo. Não há nada mais enriquecedor do que superar qualquer situação estressante ou ameaçadora com resiliência.

  1. Autoestima

Como definiríamos a autoestima de modo simples e ao mesmo tempo prático? A autoestima é uma balança onde se alça a confiança, o respeito por si mesmo, a vontade de viver e de ser feliz com o que temos e merecemos.

Tenho certeza de que você está de acordo!

As emoções positivas nos fazem florescer, ao mesmo tempo que nos prendem à nossa realidade através da empatia, do amor, do equilíbrio, do bem-estar e da Inteligência Emocional.

Todas estas dimensões são sementes com as quais devemos fazer germinar nossa capacidade de superação, uma das dimensões mais enriquecedoras do ser humano. Coloque-as em prática!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *